terça-feira, 28 de junho de 2016

Humanóides invadem Demerval Lobão!

"A prévia do Balaio Cultural, evento na Cidade de Demerval Lobão, contou com a presença de Valciãn Calixto, músico piauiense, lançando seu primeiro disco 'FODA!'"

Isso é o que a mecânica de notícias anunciaria em seus meios de comunicação. Porém, faço esse texto numa visão de participante e de um observar de quem acompanhou a trajetória da banda desde a ida à volta e contemplou a experiência de um show, companhia, histórias e momentos fodas!

Saímos do Terminal Rodoviário de Teresina com os músicos e um grupo de amigos, às 15h, em um ônibus Jurandi, sem ar condicionado, sentados em poltronas, tendo que dividir espaço com os instrumentos e constantes paradas, atrasando ainda mais a viagem. Chegando um pouco antes do horário determinado de apresentações (17h), fomos colocar os equipamentos e mochilas no lugar cedido para acomodar o grupo. Era uma casa paroquial, por trás da Praça da Matriz, onde iria ocorrer as apresentações, com salas cheias de cadeiras escolares e um espaço grande com dois banheiros, um pequeno palco e uma estrutura de madeira coberta com panos de TNT de forma vertical. 

Depois de "acomodados", saímos para conhecer a cidade, tomar uma cerveja, aliviar a tensão antes do show e repassar a playlist. Saidinha com direito a sorvete com jujuba, hambúrguer sem carne e foto de um Camaro Amarelo. Voltando ao evento, assistíamos as apresentações das outras bandas e observávamos o público do evento que, aos poucos se achegavam. Havia crianças, jovens, adultos e idosos, mesmo timidamente observavam sentados nos bancos da praça. Perto de 20h e ainda faltavam algumas bandas, pois Valciãn seria o último a se apresentar com sua banda. A fome apertava, decidimos então comer uma pizza, dava-se então a largada à clássica e atemporal "vaquinha". Entre as diversas opções de pizzas de frango e frutas, escolhemos a nordestina, afinal é São João e, claro, ela estava em promoção, vinha com 1 refrigerante de 2 litros. 

Chegava a grande hora, por volta das 22:30h Valciãn Calixto e banda já passavam o som e davam o “Boa noite, Demerval”. O visual da banda e cada peculiaridade dos músicos, desde a camiseta do vocalista meio woodstock, o chapéu malandro carioca do guitarrista base, o enfeite junino na cabeça do baixista e a boina “pintor francês” do baterista, apresentavam-se a nós, o público, demonstrando a diversidade estética, musical e cultural da banda.
Impressão comprovada com a música introdutória do show “Olha Pro Céu Meu Amor”, tema junino tocado com a mistura de uma guitarra forte e melodia nordestina. Seguia-se assim, músicas do álbum: Engomando a calça com Ednardo, Teoria do abacaxi (single do disco), todas com histórico de composição fortes, atuais e de denúncia cotidiana. Um cover de “Agora eu sei” de Roberto Carlos, pois assim como o próprio Valciãn falou no show “todo roqueiro já quis ser um pouco como o Rei”, essa teve direito a “coro” da plateia em seu refrão. Foram tocadas também outras faixas do disco: Cerimonialista e Pathos. Uma música da antiga banda de Valciãn, a Doce de Sal, “Sem argumento”, um cover da Angela Ro Ro, “Compasso” e Marcha-Ranço, carregada melodicamente com seu “axé punk”. Para encerramento do show, repetiu-se a introdução, fechando assim uma grande apresentação, revelando a mágica do mês Junino, a gratidão pelos Demervalenses e a contemplação do sentido positivo de “FODA” em seu ápice.


Cerimonialista - Valciãn Calixto (Morrinhos Rock em Demerval Lobão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário